Durante este período de estágio que está finalizando dia 15 de junho, apesar de não ser pedagogicamente recomendado, como tenho 27 alunos distribuídos em 9 grupos desenvolvendo PAs, para conseguir proporcionar um melhor acompanhamento, optei por receber os grupos em minha casa nos feriados e sábados.
Organizei 2 horas para atendimento individual a cada grupo, distribuindo-os das 9 as 11 h da manhã, das 14 as 16 h e das 16 as 18 h. Todos os 9 grupos estiveram na minha casa por 2 vezes.
Na 1ª rodada, sugeri aos alunos a pesquisa na internet, a digitação e postagens em seus respectivos blogs.
Na 2ª rodada, os objetivos foram mais focados na seleção de tópicos dos textos produzidos por cada grupo, na seleção de figuras e produção de desenhos, na organização de cartazes e nas descobertas de experiências, focando a apresentação pretendida (para a turma) de cada grupo sobre o seu PA.
Na 1ª semana de estágio, solicitei juntamente com a minha professora titular, uma reunião com os pais, onde apresentei a minha proposta para estágio que era trabalhar a arquitetura pedagógica de projetos de aprendizagem.
Mesmo assim, considero que foi fundamental o acompanhamento dos pais e mães quando traziam e buscavam seus filhos (meus alunos) em minha casa. Pois, oferecia-lhes um cafezinho, e aproveitava para explicar um pouco mais detalhado sobre os PAs das crianças, meu diário on line (pbworks), meu portfólio, os blogs dos alunos... Enfim falava da metodologia.
Os pais encantaram-se mais ainda e seus comentários são de que os filhos (meus alunos) chegam em casa, depois da aula, muito felizes, motivados e com muita vontade de contar sobre suas descobertas
Esses encontros fora do horário de aula, em momentos diferentes dos PAs foram muito importantes, porque serviram para que eu percebesse de forma mais precisa, as transformações de cada aluno frente aos desafios propostos e as contribuições disso tudo para o amadurecimento e crescimento intelectual, individual e coletivo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Oi Simone,
Admiro teu empenho e dedicação! É por isso que o teu estágio foi um sucesso.
Achei fantástico o diálogo que conseguiste estabelecer com os pais, pois isso os aproxima da escola e garante o acompanhamento deles com relação ao desenvolvimento dos filhos.
Beijos, Rô Leffa.
Postar um comentário