sexta-feira, 14 de maio de 2010

Como venho desenvolvendo os Projetos de Aprendizagens na minha turma de estágio. (Turma 32 Escola Angelina).

É surpreendente a evolução dos grupos, o empenho e vontade com que realizam as pesquisas. Os alunos demonstram comprometimento com os PAs e se cobram mutuamente por participação, colaboração, coleguismo e generosidade na partilha das idéias.
Etapas já realizadas:
1)Os alunos falaram (oralmente) suas curiosidades enquanto as listava no quadro; porém não deu certo, pois eram perguntas factuais e repetidas, que não dariam PA.
2)Então fiz uma “caixa das curiosidades”, cada aluno listou suas curiosidades “secretamente” e colocou na caixa;
3)Abrimos a “caixa das curiosidades” e juntos fomos listando num papel cartolina;
4)Após, os alunos foram agrupados por interesse;
5)Formularam pergunta norteadora, também chamei de investigativa e principal, pois apresentavam muitas dificuldades para compreender.
6)Reformularam a pergunta permanecendo no mesmo assunto porque constataram que do jeito que estava tinha resposta pronta. Apenas um grupo mudou radicalmente de “Porque os leões comem carne crua?” para “Quais tipos de plantas existem no Brasil e elas servem como comida?”.
7)Listaram as certezas e dúvidas, porém apresentaram muitas dificuldades. As certezas no máximo 1, alguns grupos não tinham nenhuma; para listagem das dúvidas foi bem pior, pois apresentavam como dúvidas a mesma pergunta norteadora. Considero que este foi um obstáculo muito grande para a minha turma, pois ficamos neste impasse de 2 a 3semanas.
8)Mudei de estratégia e pedi que listassem as perguntas secundárias a partir da pergunta principal (pergunta norteadora) e deu certo.
O problema é que devido ao impasse para as definições de duvidas e certezas o momento de iniciar pesquisas demorou muito e os alunos estavam ansiosos demais. Quando puderam iniciar pesquisa, pesquisavam sobre tudo que tinha a ver com o assunto, tornando-se muito amplo.
8)Percebi que precisavam refletir sobre suas descobertas nas pesquisas quanto às perguntas secundárias (que se tornaram as dúvidas), então os orientei para produzirem o 1° texto do grupo sobre as informações e descobertas obtidas nas pesquisas.
9)Pedi que analisassem se no texto elaborado havia respostas para as perguntas secundárias (dúvidas) dos grupos.
10)Sugeri uma pausa, para a produção de uma breve reflexão em grupo, sobre como estava sendo o trabalho com os PAs, como se sentiam e quais suas expectativas.
11)Retomaram e observaram nos textos que as descobertas foram relevantes para suas curiosidades e que trouxeram aprendizagens inesperadas. Porém, a maioria das perguntas secundárias (dúvidas) de cada grupo não foram respondidas, então seguem pesquisa em busca de informações que respondam.
Os grupos Cobras Venenosas, Fadas e Duendes, Borboletas terminaram de pesquisar hoje sobre as perguntas secundárias e produziram o 2°texto. Pretendo orientá-los para a busca das confirmações para suas certezas, para então finalizarem com a produção da síntese.

Um comentário:

Rosângela disse...

Oi Simone,

Que trabalho lindo!
Tua postagem pontua bem as intervenções que fizeste ao longo do processo, ou seja, as mudanças de estratégias que se fizeram necessárias na realização desse trabalho. Isso evidencia que tiveste um olhar observador e atento para o trabalho desenvolvido pelos alunos,agindo de forma consciente e reflexiva, o que te permitiu redimensionar a metodologia, adequando-a aos teus objetivos e à realidade da tua forma. Desse modo, garantiste o sucesso desse projeto. Parabéns!

Beijos, Rô Leffa.