Alfabetização e Letramento de Magda Soares, um dos livros que estou lendo para a elaboração de meu TCC, trata da alfabetização e alfabetismo/letramento. Algumas idéias da autora remeteram-me a estudos realizados na Interdisciplina de Fundamentos da Alfabetização, semestre II, sobre alguns métodos de alfabetização, infelizmente ainda aplicados, onde os alunos aprendem a ler as palavras sem a preocupação em entender seus significados e deixando a interpretação e compreensão dos textos para uma segunda etapa.
A alfabetização nada mais é do que o processo de aprendizagem da leitura e escrita. Já o letramento está além do aprendizado da leitura e escrita, sendo a forma como o indivíduo fará o uso do ler e escrever para a sua inserção na cultura, na sua maneira de relacionar-se com as outras pessoas alterando sua forma de viver e sua posição na sociedade.
Conheço várias pessoas que dominam as regras da técnica do ler e escrever, ou seja, são alfabetizadas ou decodificadoras, mas não letradas.
Pesquisando, encontramos artigos e livros de décadas atrás que falam sobre “alfabetização e letramento”, como duas “coisas” com significados distintos, o que comprovamos ainda na atualidade.
Penso que o alfabetizado deveria ser letrado e o letrado alfabetizado, então teríamos o alfabetismo, termo que define, nos países de 1 ª mundo, a capacidade das habilidades de leitura e escrita, que respondam as demandas sociais, proporcionando progresso profissional, promoção da cidadania, mobilidade social, desenvolvimento cognitivo e econômico (Soares, 2003).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Olá Simone,
diante da reflexão que fizeste relacionando a Interdisciplina de Fundamentos da Alfabetização, com os métodos até então aplicados na alfabetização,em que os alunos aprender a ler e escrever sem necessariamante compreender o significado do que lêem/escrevem e a distinção que trazes quanto a letramento e alfabetização, penso que me cabe te perguntar se "pensas que com utilização da metodologia de PAs na alfabetização, esta situação poderia ser modificada?"
Ou melhor:
Será que a metodologia de PAs, onde os alunos pesquisam, estudam algo que é do seu interesse poderia promover a alfabetização e o letramento concomitantemente?
Como viveste isto em tua prática no estágio?
Abraços, e continuamos conversando....
Beijão, é por aí....
Olá Professora!
Com certeza!
No meu estágio, os alunos gostavam de ler e de escrever muito sobre seus PAs e tudo o mais que descobriram durante a trajetória percorrida, em função de cada assunto.
Então se praticam a leitura e a escrita contantemente provocados pela metodologia de PAs,apesar da leitura e da escrita dependerem da aquisição de habilidades e conhecimentos completamente diferentes,ambas complementam-
se, incentivando e dando a oportunidade dos alunos tornarem-se bons escritores ou leitores fluentes. E porque não dominar bem as duas tecnologias?! Já que o alfabetismo radical depende deste tipo de aquisição de leitura e escrita para poder transformar a sociedade cultural e politicamente.
Abraços. E até mais.
Postar um comentário