Análise do meu Relatório sobre o PA “Reaproveitamento do Lixo”
Realmente este Projeto de Aprendizagem aguçou a minha curiosidade e criticidade no sentido de me interar sobre de que forma o reaproveitamento do lixo pode influenciar no desenvolvimento deste município, Itati.
Apesar de saber do empenho do grupo para realizar o projeto, observei que a pesquisa não responde ao que a pergunta sugere “desenvolvimento”. Esta palavra nos dá um sentido muito amplo, desenvolvimento pode ser: econômico, financeiro, qualidade de vida ou até conscientização da população.
Volto atrás quando disse que todas as certezas poderiam ser resumidas em duas: “O reaproveitamento de lixo gera qualidade de vida” e “A reciclagem gera ou amplia renda”. Constato que a certeza: “O reaproveitamento de lixo gera qualidade de vida”, seria suficiente, pois subentendo que ter uma renda mensal digna que propicie as necessidades, pelo menos básicas de uma família, também faz parte da “qualidade de vida”.
Relendo o meu relatório, esqueci de mencionar que senti falta dos dados obtidos pelo grupo nas entrevistas, pesquisas e saídas de campos: com autoridades locais, Emater, Sema, secretaria da Agricultura, usina de reciclagem, coletadores e depósitos de lixo. Talvez isso se dê devido ao fato do projeto estar em andamento.
Nestes dados poderia estar contida a resposta para o projeto. Quantas pessoas direta e indiretamente, estão ou estarão inseridas neste projeto de reaproveitamento de lixo? E quantas famílias são ou serão beneficiadas, aumentando a sua renda? Qual o valor? Será em forma de cooperativas, como funciona ou funcionará?
Através da explicitação poder-se-ia constatar se o desenvolvimento de Itati pode ser significativo ou não mediante reaproveitamento do lixo. O grupo poderia ir além, buscando informações de outros municípios que fazem o reaproveitamento e tentar adaptar ou comparar a realidade de Itati.
Enfim, me encantei pela pergunta e vejo um “leque de opções”, para que o grupo continue buscando as respostas desenvolvendo este projeto.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Simone!
Eu já havia comentado tua análise.
Acho muito pertinente este PA que tem a possibilidade de passar do dscurso para prática.
Um ato de cidadania.
Ok.
Benites
Ok Professor! Obrigada.
Postar um comentário