quarta-feira, 23 de setembro de 2009
Sobre alfabetização de crianças, jovens e adultos.
Após alguns estudos realizados neste início de semestre, penso que a alfabetização, tanto para os jovens e adultos quanto para as crianças, deveria ter como objetivo fazer com que se emancipassem politicamente, lutando por um futuro melhor, transformando a sociedade em uma sociedade mais justa para todos. Gostaria que a alfabetização e a escola, (a escola por trabalhar sempre baseada em promoções por séries e anos) não acabassem por beneficiar somente os grupos melhores sucedidos economicamente. Gostaria que as escolas trabalhassem mais com as histórias dos alunos e propiciasse espaços para suas reflexões, análises e pensamentos críticos, ou seja, uma alfabetização mais no sentido de construção social. E não somente se deter a ensinar os conteúdos que tem intenção de qualificar as pessoas para determinadas funções no mercado de trabalho.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Simone!!
E qual é o papel do professor nessa mudança de tratamento do aluno?? Como o professor pode trabalhar essas questões que tu trouxeste em sua sala de aula??
Abraços
Roberta
O papel do professor é de estimular os alunos e incentivá-los a constantes buscas de conhecimentos nas várias áreas dos saberes.
E propiciar a reflexão crítica sobre os significados do que se está lendo e escrevendo. Desta forma é possível que os alunos sejam os sujeitos do processo de aprendizagem da leitura e da escrita, através de um projeto por exemplo, sobre temas que partam dos seus meios de convívio, procurando e investigando.
Postar um comentário