segunda-feira, 5 de abril de 2010

Arquiteturas Pedagógicas para o estágio

Ao pensar na principal arquitetura pedagógica para o meu estágio, optei pela “arquitetura de estudo de caso ou resolução de problema”, pelas suas características se adequarem ao desenvolvimento das competências que objetivo aos meus alunos, através dos conteúdos, que pretendo trabalhar.
É muito significativo o suporte telemático evidenciado neste tipo de arquitetura, me proporcionando criar e utilizar um “Blog dos Alunos” para a autoria de casos, um fórum para questionamentos e embates, o uso dos sites já existentes para a pesquisa, os registros das descobertas e o feedback aos alunos.
Todos estes espaços contribuirão para promover o seu reconhecimento e a sua valorização na sua individualidade, estreitamente relacionados aos seus pertencimentos a grupos institucionais distintos, como família, comunidade, culturas, religião etc. Pois, a identidade é um “produto das relações com os outros” (Wallon), ou seja, todo o ser humano está povoado de grupos internos na sua história, que permanecem de forma inconsciente, mas estão presentes quando realizamos uma tarefa ou quando executamos uma ação.

2 comentários:

Rosângela disse...

Oi Simone,

Tua reflexão revela, por vezes, uma compreensão equivocada da noção de "arquitetura pedagógica". Esse trabalho não se limita aos exemplos apresentados no texto. Tu mesma pode criar uma arquitetura pedagógica. Não é preciso (e nem muito produtivo) escolher uma para aplicar com os alunos. Pensem nas características da turma, nos objetivos que tens e adapte/crie uma "arquitetura pedagógica", certo?

Seguimos dialogando!
Beijos, Rô Leffa

Simone disse...

É isso mesmo Profe!!
Repensei e segui sua dica escolhendo os PAs e acredito que vem dando certo.
Abraços. Simone.