domingo, 10 de outubro de 2010

Eixo V – Relacionando com o TCC...

Para contribuir na produção de meu TCC, que trás em discussão as práticas de leitura e escrita apresentadas nas escolas, busquei referenciais teóricos na Interdisciplina de Organização da Escola do Ensino Fundamental. Esta Interdisciplina foi disponibilizada no Semestre V, e as referências mostradas aqui dizem respeito ao texto “O Estado moderno: da gestão patrimonialista à gestão democrática” da autora Neusa Chaves Batista.
Segundo Batista (1988), faz-se urgente que a escola ultrapasse a educação conteudista e repetitiva. Assim sendo, faz-se necessário à ação das gestões democráticas, onde colaboradores, “o coletivo” que forma a escola e as redes da educação, façam valer as decisões para que se tornem soluções.
As idéias da autora Batista citadas acima se relacionam com algumas afirmações de Soares (2003), referencial teórico utilizado em meu TCC, sobre as práticas de escrita na escola. Que incentivam e apóiam modelos de “textos escolares”, como por exemplo, os realizados pelas crianças das classes favorecidas, que apresentam uma escrita voltada para a subjetividade, onde não demonstram conflitos ou reação sobre o tema proposto, com problemas seus que também devem enfrentar em seu dia a dia.
Nestes modelos padronizados de escrita, as produções escritas têm somente a função de aprender a escrever, sem que haja envolvimento emocional. Contrariando as funções da escrita, que são: dizer através da própria palavra, emoções e reações “suas”.

Um comentário:

Fabiana disse...

Olá Simone,
é muito importante buscar esta articulação de ideias existentes em interdisciplinas tão distintas, mas que se complementam devido ao contexto social em que os sujeitos sociais estão inseridos e que interferem na produção escrita.A gestão democrática, que supõe a participação de todos os envolvidos no processo educativo, pode também interferir na escolha de um processo educativo que atenda as demandas sociais.
Abração e seguimos dialogando....
Boa postagem....