segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Eixo VIII...Relacionando com o TCC

Foram fundamentais para a produção de meu TCC todos os registros realizados durante o Semestre VIII. Pois, se referem a minha prática durante o estágio curricular que possibilitou verificar que os alunos tinham algumas dificuldades na leitura e na escrita.
Percebendo que houve mudanças significativas quanto estas dificuldades, motivei-me o suficiente para aprofundar estudos e desenvolver agora este assunto em meu trabalho de conclusão do curso.
Ao buscar referenciais teóricos chamaram minha atenção em especial os artigos reunidos no livro Alfabetização e Letramento de Magda Soares. Pois, segundo algumas idéias da autora, o problema da alfabetização no Brasil está diretamente relacionado aos modelos de leitura e de escrita disponibilizados por algumas instituições que se destinam a decifração do código escrito, ou seja, são para ler e escrever, mas não para aprender a ler e escrever como forma de apropriação de saberes e conhecimentos para colocá-los em exercício nas sociedades.
Assim como Soares, penso que há muitos problemas na escola. Percebi que existe uma preocupação muito grande nas séries iniciais pela alfabetização, o que considero muito importante, mas e depois?? Depois de alfabetizados não ví um trabalho voltado para o ensino-apredizagem da escrita e nem da leitura.
Concordo com a importância de focar o trabalho dos professores na alfabetização, mas por volta da metade do 3° ano dos anos iniciais até o 4° ano me parece fundamental práticas direcionadas a estruturação de produções textuais e apropriação de leituras preparando os alunos para as séries finais. Sinto falta desta etapa na escolarização das crianças, pois me parece que é dado toda atenção para a decifração do código escrito, mas quando é adquirido pelos alunos, falta uma seqüência que os leve a conquistar formas de letramento que os auxiliem como alunos e também como cidadãos.

4 comentários:

Nadie Christina disse...

Querida,

vou dar continuidade aqui a um diálogo que iniciamos por email, sobre as diferenças entre alfabetização e letramento, que apesar de andarem juntos nem sempre são igualmente contemplados nas práticas escolares.
Considerando que vários autores afirmam que o letramento antecede a alfabetização escolar, como seria possível só contemplá-lo a partir do terceiro ano? Não estarias com esta proposta dissociando dois fatores indissociáveis dentro da mesma "equação"?
Deixo para pensares e seguimos o diálogo...
Um carinhoso abraço e votos de um ótimo final de semana!
Profa. Nádie

Simone disse...

Olá professora!!
O letramento começa mesmo antes da alfabetização, mas percebi durante o meu estágio que a alfabetização na escola é apresentada com um começo e com um fim em si com escritas e leituras muito superficiais a partir de "modelinhos" de figuras ordenadas pelo professor que acabam tolhendo a criatividade do aluno. Assim vejo o alfabetismo como meio de encerrar essa polarização, porque o alfabetismo é a prática social que as pessoas fazem com o uso da escrita e da leitura. Um grande abraço da aluna Simone.

Nadie Christina disse...

Oi querida,

quem define "alfabetismo" nos termos que tu apresenta na complementação? Percebe como é importante trazer os autores? Sem nomear quem define "alfabetismo" como prática social que utiliza a leitura e a escrita a descrição se assemelha ao conceito de "letramento" de Soares, que ainda complementa com o "estado" ou "condição" que estas pessoas apresentam num dado momento das suas trajetórias.
Procure deixar mais claro que autores estás adotando, ok?
Um carinhoso abraço,
Profa. Nádie

Simone disse...

Olá Professora!!
Quem define alfabetismo nos termos que apresento é Magda Soares, Albafetismo e Letramento (2003)

Abraços. Simone.