terça-feira, 2 de novembro de 2010

Eixo VII – Relacionando com o TCC...

Como meu trabalho de conclusão deste curso, trás em discussão as mudanças que a metodologia dos Projetos de Aprendizagem, causam na leitura e na escrita, procurei garimpar em todas as Interdisciplinas disponibilizadas, referenciais relacionados a estes conceitos. E por meio da Interdisciplina de Linguagem e Educação, estudada no Semestre VII, encontrei no texto “A leitura, a escrita e a oralidade, como artefatos culturais” (DALLA ZEN; TRINDADE, 2002), algumas idéias sobre as modificações da fala e da escrita.
Assim sendo, a fala e a escrita não podem ser consideradas modalidades fixas. Pois, podem variar de acordo com a situação, com o grupo social e com a localização das pessoas envolvidas, tanto no espaço, quanto no tempo, dependendo dos graus de alfabetismos estabelecidos.
No entanto, trago aqui algumas diferenciações entre ambas. Na fala, podemos contar com os gestos, expressões faciais e tons de voz, que nos auxiliam na forma de dizer e de como dizer, o discurso que pretendemos como autores, aos sujeitos envolvidos. Já na escrita, apesar de esta, não ter de ser obrigatoriamente sofisticada, quando escrevemos, temos de nos colocar no lugar do leitor. E nos certificar se nossos argumentos são suficientes e garantam a mensagem de nosso texto, tendo a certeza de que estamos sendo claros e compreensíveis.
Outro fator importante a ser destacado, é que no sujeito em primeiro ocorre a oralidade que contribuirá para a aquisição da escrita. E por segundo, ao adquirir a aquisição da escrita, esta virá a contribuir para as transformações na oralidade.
Em resumo, observo e constato que não falamos e não escrevemos sempre do mesmo jeito. Tanto a fala, quanto a escrita modificam-se de acordo com as tendências culturais e sociais dos povos.

Um comentário:

Fabiana disse...

Olá Simone,
tua postagem está bem reflexiva e apresenta conexão entre o referencial teórico apresentado e o que presencias em teu cotidiano.
Abraços,
Fabiana Leffa